Tuesday, May 26, 2009

1ª Feira Internacional da CORTIÇA

Abaixo a transcrição da notícia publicada no Diário Económico

Coruche recebe Feira Internacional da Cortiça

Primeira edição da Feira Internacional da Cortiça, decorre de 29 a 31 de Maio, no Parque da Sorraia em Coruche. A Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor), em parceria com o Centro Profissional da Indústria da Cortiça (Cincork), vai estar presente na 1ª Edição da Feira Internacional da Cortiça (Ficor) que decorre de 29 a 31 de Maio, no Parque da Sorraia em Coruche. A presença destas entidades será assegurada com a distribui çãode informação sobre a cortiça e a indústria portuguesa de cortiça e com a dinamização de um espaço conjunto.

O evento irá promover, ainda, espaços de reflexão e discussão sobre a cortiça, o presente e o futuro do único sector em que Portugal é líder mundial e que decorrem na próxima sexta e sábado. O presidente da Apcor, António Rios de Amorim, deixará o seu contributo com uma apresentação sobre os "Mercados da cortiça: problemas e soluções" e que estará integrada no painel tecnológico/industrial marcado para o dia 29 de Maio, pelas 14h00. Neste painel estarão presentes inúmeras personalidades nacionais e internacionais que têm contribuído para o sector da cortiça e, num formato tipo "Prós e Contras" (programa da RTP1), Fátima Campos ferreira irá moderar e conduzir este debate sobre o "Futuro da Cortiça".

A Ficor ficará, ainda, marcada pela abertura do Observatório do Sobreiro e da Cortiça. Este é um projecto que pretende, entre muitos outros objectivos, defender e incentivar a cultura do sobreiro; apoiar projectos de investigação destinados a aprofundar o conhecimento dos problemas bem como das virtualidades do sobreiro e ao desenvolvimento e melhoramento das utilizações industriais da cortiça; defender e proteger as manchas florestais suberícolas; criação de um laboratório para apoio aos estudos científicos sobre o sobreiro e a cortiça; a promoção de eventos relacionados com a fileira da cortiça. Esta iniciativa está a cargo do Município de Coruche que tem desenvolvido inúmeras actividades para a promoção da cortiça como um produto fundamental para aquela região.

A Ficor conta, ainda, com o evento "Coruche Fashion Cork" de Ana Maria Lucas (um desfile de moda com uma encenação cénica, em torno da cortiça e do futuro aeroporto internacional de Lisboa); a Praça da Restauração "Sabores do Montado" (três conceituados restaurantes vão apresentar as mais deliciosas ementas em torno da carne de toiro bravo e dos ingredientes do montado); o Casino do Vinho (um espaço de diversão à qual se junta a tarefa de promoção dos vinhos portugueses e da rolha de cortiça); as Quintas Pedagógicas (espaço para os crianças poderem ver e socializar com os animais do montado) e o Eco-Parque (área totalmente virada para o ambiente, onde o Município de Coruche vai mostrar todas as políticas ambientais colocadas em prática).

A Apcor considera este tipo de iniciativa como uma mais -valia para a região, para o país e para a cortiça, no sentido de que esta matéria-prima exemplar será alvo de uma divulgação e promoção não só em Coruche, mas, também, em Portugal e no resto do mundo.

No comments: