Tuesday, October 20, 2009

O sabor a rolha já não é um problema!

A revista “Gourmet Traveller Wine” está a fazer um inquérito com vista a quantificar o problema do dito “sabor a rolha” (TCA) nos vinhos engarrafados com rolha de cortiça.

As hipóteses de resposta são:
- já não é um problema
- é um problema menor do que há 5 anos
- é um problema maior do que há 5 anos
- está na mesma.

Nos últimos tempos, são várias as entidades reputadas e os estudos que comprovam que o TCA já não é um problema relevante, dos quais se salienta:
- baseado na análise de milhares de vinhos norte-americanos e internacionais submetidos ao Concurso Internacional de Vinhos Indy, o Prof. Christian Butzke crê que o nível de performance de cortiça supera os 99% (Professor de enologia da Universidade de Purdue de Indiana e Presidente da Sociedade Americana de Enologia);
- registo, desde 2001, de uma redução significativa nos valores de TCA nas importações de cortiça a granel. A contagem média de TCA passou de 4,0 nanogramas (partes por bilião) para menos de 1,0 nanogramas, um valor bastante abaixo do limiar sensorial humano (Conselho para a Qualidade da Cortiça, sedeado nos EUA).

Com base em estudos independentes e por tudo que tem sido investido pela indústria corticeira emInvestigação & Desenvolvimento nesta área em Portugal, votem na 1ª opção:


Not a problem:
http://www.gourmettraveller.com.au/wine_polls.htm


Neste momento, 94% dos inquiridos votaram já a favor da cortiça! Votem e divulguem esta causa. Quem melhor do que nós para defender o que é nosso?

No comments: