Saturday, October 16, 2010

Os Livros da Feira do Livro...

GÉNESE - António Ramos Rosa (Roma Editora)


(...)
"Sem caminho
nos flancos do que não há do que nunca poderá ser
a mão tornou-se o lábio do para-ser
e desliza sobre o lábio branco beija o puro beijo
de si própria para além de si enamoradamente branca"
(...)

PURO AMOR - Carlos Varela (Editora Tecto de Nuvens)
Excertos do poema "Saudade"
(...)
É o limbo das almas
O vão da longa espera
É cruel e não se cansa
De quem não chega é ânsia
O expoente da quimera
Ruina de quem não partiu
Torniquete, dama de ferro
É asa que de morte se feriu
Capítulo que não encerro
É o tempo que não passa
Relógio que empata o tempo
Tortura da cela de pedra
Que faz gelar o vento
(...)
É uma prensa de betão
É sonho que não sossega
Rosa que não chega a botão
Sermão que não se prega
É silêncio que ensurdece
É queimadura de frio
É lume que não aquece
Balão cheio de vazio
São memórias infinitas
Erva da terra de sal
Nas páginas, raras escritas
Reticências no final...
PEGADAS DE VENTO - Maria João Saraiva de Menezes - (Editora Tecto de Nuvens)
"Cada vez existem menos palavras"
Cada vez existem
menos palavras
Que será de mim
dentro do silêncio?
Que será do mundo
incomunicável
encarcerado?
Fecham-se,
pouco a pouco,
as vozes
do meu grito
do meu salto
Que será de mim
quando terminarem
as palavras?
(transcrição integral)
P.S:
Não é provável ir a uma Feira do Livro, por mais pequena que seja, e sair de lá sem trazer livros... Para mim, é algo praticamente impossível!!...
Acima os livros de poesia que comprei e alguns "trechos seleccionados" dos mesmos. O primeiro autor mais que conhecido (para mim, pelo menos) e os outros dois ilustres desconhecidos, uma descoberta...

No comments: