Thursday, August 7, 2008

Rota da cortiça

Abaixo transcrição do texto de promoção desta iniciativa.... Uma boa ideia para uma "rota" de férias ou para uma relaizar "visita de estudo" com os mais pequenos

Rota da Cortiça, Mais do que um Percurso, uma História

Sabe que na Serra do Caldeirão se produz a melhor cortiça do mundo? Que Portugal é o principal exportador mundial e que, para além de fornecer rolhas aos melhores vinhos e de ter uma crescente presença na moda, a cortiça é utilizada nas naves espaciais da NASA?
Em torno deste bem de características únicas, a Rota da Cortiça é um produto turístico inovador que orienta os visitantes para a descoberta de toda a fileira da cortiça, desde os sobreirais da serra algarvia até às fábricas onde a tradição e a alta tecnologia transformam a cortiça num elemento fundamental para os melhores vinhos e champanhes.
Como o próprio nome indica, “Rota da Cortiça” implica genericamente, um percurso que se desenrola em torno deste tema. Ou seja, os visitantes têm a oportunidade de, partindo de São Brás de Alportel, conhecer os principais núcleos da cadeia de produção desta nobre matéria-prima: o sobreiral, a fábrica tradicional preparadora e a fábrica moderna de transformação. Em cada um destes locais funciona um pólo de interpretação com painéis informativos e sistemas audiovisuais. A cortiça será o tema central do percurso, mas também é dada atenção aos outros elementos identitários da região: história, gastronomia, artesanato e ambiente. Por isso, outros locais de visita obrigatória são o Museu do Trajo (situado na vila) e um terreno agrícola com árvores de sequeiro e hortas de regadio (situado em pleno barrocal), também eles pólos de interpretação.
A cortiça é o fio condutor desta viagem marcada por seis temas fortes – Património, Natureza, Vida Rural, Tradição, Inovação e Conhecimento – tantos quantos os pólos que estruturam os itinerários a percorrer.
A Rota dispõe de cinco itinerários diferentes, adequados à idade e ao gosto de cada um. Os mais novos aventuram-se em actividades desportivas radicais. Os mais crescidos vão gostar de ver os inúmeros objectos em que a casca do sobreiro pode ser transformada. Para os seniores, sugerimos a calma do sobreiral e a beleza das aldeias típicas da serra e do barrocal. Além dos itinerários propostos, a Rota organiza visitas à medida dos interesses e preferências dos grupos.
Há toda uma vida que se constrói à volta da cortiça. Um mundo repleto de histórias, de pessoas, lugares e modos de vida. A Rota não é só um percurso. Há muito mais para contar!
Dê uma espreitadela à Rota da Cortiça em www.rotadacortica.pt .
Para informações detalhadas sobre a Rota e os seus percursos, contacte 289 840 018 ou 96 007 08 06 ou visite-nos na Rua Gago Coutinho, nº18, 8150 – São Brás de Alportel.

3 comments:

nuria said...

Olá!!! Venho por este meio apresentar o meu blogue. =)
É muito recente mas vai estar recheado de lindos materiais para venda!!! faço também pintura em tecido,normalmente faço coisas para bebes mas também aceito sugestões
Façam uma visita e comentem obrigada!
(www.mundoencandado.blogspot.com)
Núria.

pirolices said...

Somente hoje conheci este blog, através do http://vidascrafty.blogspot.com/, e fiquei encantada com os trabalhos lá apresentados. Parabéns!!!

Elsa Fernandes said...

Fico tão contente que o Vidas Crafty esteja a servir para dar a conhecer novos trabalhos :) Também sou fã das peças da Emília.