Sunday, January 2, 2011

Leituras 2010

É da prache, no final de cada ano, fazerem-se "balanços" das mais variadas coisas... Neste caso, apeteceu-me fazer um balanço das minhas leituras de 2010, aproveitando a onda de organização da estante ;)

Pois, parece que já lá vão os tempos em que eu devorava livros.Este ano a média ficou-se por um livro por mês. Abaixo o resumo dos livros lidos, leituras em curso e leituras na calha (ou seja,livros na prateleira à espera de vez /tempo/vontade...). Desde criança que adoro ler e continuo a gostar muito de ler, mas nem sempre tenho o tempo e disponibilidade suficientes para o fazer.

Gosto de ler vários tipos de livros, como podem ver pela heterogeneidade da lista abaixo, previligiando sempre a nossa língua (também gosto de ler em inglês e, desde há um par de anos, iniciei-me igualmente nas leituras em castelhano). Nesta área, sou bastante eclética, usando um adjectivo que parece que está na moda...

P.S.: Se a coisa correr bem, partilharei convosco algumas passagens favoritas dós últimos melhores livros lidos, em posts posteriores... a ver vamos... ;)


1 - Auto-Retrato do Escritor - Haruki Murakami
2 - Aldeia de Pedra – Xiaolu Guo
3 - Sputnik, Meu Amor - Haruki Murakami
4 - A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol - Haruki Murakami
5 - Seja Líder de si próprio – Augusto Cury
6 - Confiança instantânea – Paul McKenna
7 - Meditações – Franz Kafka
8 - Brida – Paulo Coelho
9 - Ensaios de Amor – Alain de Botton
10 - Um grito de amor desde o centro do mundo – Kiyuchi Katayama
11- O Caderno 2 – José Saramago
12 - Eat. Pray. Love – Elizabeth Gilbert (versão original) **em curso**
13 - A Luz e a Sombra – Deepak Chopra, Debbie Ford, Marianne Williamson **em curso**
14 – Meno male ché si se – (versão original em italiano).

Nota: Este livro foi comprado num quiosque da estação central de comboios em Bologna, para ler durante a viagem que fiz com destino a já não me lembro onde, tipo já que estou em Itália, deixa lá ler qualquer coisa na língua de Dante… e até se lia bem (escrita simples), mas de facto mau demais p’ra ser lido até ao fim;… que me desculpe a senhora italiana que o escreveu.
15 – Que cavalos são aqueles que fazem sobra no mar – António Lobo Antunes

Nota: Deste livro, só li acho que umas 30-40 páginas, porque o livro está escrito de uma forma algo “estranha”, com a qual não me consegui sintonizar, apesar de algum esforço… poderei ter passado/estar a passar ao lado de uma obra-prima, mas continua lá parado na estante, no meio de tantos outros…

“Na prateleira”, em lista de espera, os que se seguem…

  • Caim – José Saramago
    (deste já li a dedicatória a Pilar del Río– “A pilar, como se dissesse água”, a citação da Bíblia (Hebreus, 11, 4),que o autor descreve como o Livro dos Disparates, bem como a 1ª frase do livro: “Quando o senhor, também conhecido como deus…”)
  • Haruki Murakami - O Elefante evapora-se
  • Blink – Malcolm Gladwell
  • A Bruxa de Portobello – Paulo Coelho
  • La Sombra del Viento – Carlos Ruiz Zafón (versão original)
  • The Museum of Innocence - Orhan Pamuk (traduzido para inglês)
  • Como o acaso comanda as nossas vidas – Stefan Klein
  • Sabor a canela – José Carlos Carmona(versão original)
  • Cuentos de los días raros – José Maria Merino (versão original)

No comments: