Sunday, January 16, 2011

A Luz e a Sombra

O titulo deste post dá nome a um livro que ando a ler.
Existe muita balela nos chamados livros de auto-ajuda ou também classificados como desenvolvimento pessoal, é verdade; mas é igualmente certo, em minha opinião, que também existe muita informação que faz sentido e que nos pode ser útil. Claro que isto depende sempre da perspectiva de quem lê e de como interpreta o que lê.

Nunca consigo ler um livro deste género de uma assentada só, leio sempre em paralelo entre um romance ou um ensaio, whaterever!... Gosto de ir lendo um bocado aqui e outro ali, não necessariamente pela ordem que está escrito, e ir sublinhando algumas frases (que depois vou relendo aleatoriamente...manias;)

Ainda só vou na 1ª parte, escrita por Deepak Chopra (porque este livro tem 3 partes, cada uma escrita por autores diferentes), que, segundo o autor, "nos dá uma perspectiva global da nossa natureza dualista", entre a Luz e a Sombra.

A Sombra, descrita por Jung (o mais conhecido depois de Freud!), é um "parceiro para treinar boxe"; é o oponente dentro de nós que expõe as nossas falhas e aguça as nossas capacidades. Este livro apresenta a SOMBRA (ou o lado lunar, como lhe chamou Rui Veloso), não como um inimigo ou um problema que tem que ser resolvido, mas como um "campo fértil a ser cultivado".
"Quando enterramos as mãos em seu solo rico, descobrimos as sementes de quem mais desejamos ser"

Fica abaixo um excerto de uma passagem escrita por Chopra, intitulada "Passo 2: Soltar-se e Largar"

(...) a negatividade é pegajosa. Ela agarra-se a nós como nós nos agarramos a ela. Esta aderência é um mecanismo de sobrevivência. Os sentimentos acham-se no direito de existir. Tal como nós, as emoções justificam a sua existência. Elas propõem razões; constroem uma história convincente.
Porém, apesar de tudo isto, podemos largar a negatividade sabendo como proceder. O processo começa pelo reconhecimento dos nossos sentimentos, por mais indesejados que sejam, e trazendo-os à superfície." (...)

No comments: